Meio Ambiente

Governo federal investe R$ 40 milhões na recuperação de nascentes e áreas degradadas em Minas Gerais

O Governo Federal investirá R$ 40 milhões em Minas Gerais para recuperar nascentes e áreas degradadas, beneficiando até 169 municípios com 200 Unidades Demonstrativas. A ação, promovida pela Eletrobras, visa restaurar a vegetação e gerar empregos verdes, alinhando-se ao Novo PAC e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Atualizado em
July 2, 2025
Clock Icon
3
min

O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 40 milhões para a recuperação de nascentes e áreas degradadas em Minas Gerais. A iniciativa, promovida pelos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e de Minas e Energia (MME), visa beneficiar até 169 municípios com a instalação de 200 Unidades Demonstrativas de Recuperação de Nascentes. O projeto é parte dos compromissos da Eletrobras, focando no desenvolvimento sustentável e na revitalização ambiental.

As ações serão realizadas na bacia hidrográfica do Rio Grande e incluem a restauração da vegetação, contenção de processos erosivos e melhorias nas condições de saúde pública e ambientais. O Diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Segurança Hídrica do MIDR, Nelton Miguel Friedrich, destacou a importância da abordagem integrada para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade.

As intervenções abrangerão cinco sub-bacias do Rio Grande: Alto Rio Grande, Rios das Mortes e Jacaré, entorno do reservatório de Furnas, Rio Verde e Rio Sapucaí. Áreas prioritárias já foram mapeadas em 32 municípios, incluindo Barbacena, Passos, Três Corações, Varginha, Lavras e Formiga. A Eletrobras está em contato com as prefeituras para a seleção das áreas e execução das obras, que afetarão tanto áreas públicas quanto privadas.

A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em parceria com o MIDR, priorizando regiões com maior potencial de retorno social e ambiental. As Unidades Demonstrativas servirão como modelos replicáveis de restauração ambiental, integrando técnicas de proteção de nascentes e manejo sustentável do solo.

Além de fortalecer a segurança hídrica, o projeto estimulará a produção sustentável de alimentos e a conservação da biodiversidade. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que essa parceria com a Eletrobras é uma ação concreta para unir sustentabilidade, geração de emprego e desenvolvimento regional.

Iniciativas como essa podem inspirar a sociedade civil a se mobilizar em prol da recuperação ambiental. A união em torno de projetos que visam a revitalização de áreas degradadas pode trazer benefícios significativos para as comunidades locais e para o meio ambiente.

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Quero ajudar

Leia mais

Instituto Brasília Ambiental e ONG Jaguaracambé realizam expedição para monitoramento de carnívoros no Cerrado
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Instituto Brasília Ambiental e ONG Jaguaracambé realizam expedição para monitoramento de carnívoros no Cerrado
News Card

Instituto Brasília Ambiental e ONG Jaguaracambé realizam expedições para monitorar carnívoros ameaçados. Em abril, o Instituto Brasília Ambiental, em parceria com a ONG Jaguaracambé, iniciou expedições na APA Cafuringa para monitorar carnívoros, com foco em espécies como lobo-guará e jaguatirica. O projeto, que completa dez anos em 2024, visa coletar amostras biológicas para análise de saúde e conservação da fauna no Distrito Federal. Um novo Acordo de Cooperação Técnica foi firmado para fortalecer a pesquisa e manejo de fauna, destacando a importância do monitoramento para políticas públicas ambientais.

Lula planta baobá no Palácio da Alvorada como símbolo de juízo e resistência para futuros presidentes
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Lula planta baobá no Palácio da Alvorada como símbolo de juízo e resistência para futuros presidentes
News Card

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva plantou uma muda de baobá no Palácio da Alvorada, simbolizando esperança e juízo para futuros líderes. Ele também solicitou mudas de frutas para enriquecer o local.

Aquecimento global eleva toxinas de algas nas cadeias alimentares do Ártico, alertam pesquisadores da Noaa
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Aquecimento global eleva toxinas de algas nas cadeias alimentares do Ártico, alertam pesquisadores da Noaa
News Card

Estudo revela que o aquecimento global no Ártico aumenta toxinas de algas nas cadeias alimentares, ameaçando a vida marinha e comunidades locais, conforme pesquisa da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA.

Marina Silva defende agenda ambiental do governo Lula após ataques e flexibilização do licenciamento ambiental
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Marina Silva defende agenda ambiental do governo Lula após ataques e flexibilização do licenciamento ambiental
News Card

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, se retirou de comissão do Senado após ofensas e criticou a flexibilização do licenciamento ambiental, que pode comprometer a proteção ambiental no Brasil.

Belém se prepara para a COP30 com obras que prometem legado em infraestrutura e saneamento para a população
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Belém se prepara para a COP30 com obras que prometem legado em infraestrutura e saneamento para a população
News Card

Belém se prepara para a COP30 com R$ 5 bilhões em obras de infraestrutura, mas enfrenta críticas pela construção da Avenida Liberdade em área ambientalmente sensível.

Brasil perde oportunidades na economia verde enquanto China se destaca na exportação de energia limpa
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil perde oportunidades na economia verde enquanto China se destaca na exportação de energia limpa
News Card

Jorge Abache critica a falta de estratégia do Brasil em sustentabilidade, destacando seu potencial em biocombustíveis e energia renovável, enquanto a Europa resiste a essas soluções. A mudança de abordagem é urgente.