O pagamento da 5ª parcela do programa Pé-de-Meia, de R$ 1 mil, começou em 28 de julho e vai até 4 de agosto, beneficiando alunos do ensino médio que concluíram em 2024. O programa visa incentivar a matrícula e frequência escolar.

O pagamento da quinta parcela do programa Pé-de-Meia teve início no dia 28 de julho e se estenderá até 4 de agosto. O programa, criado pelo Governo Federal em janeiro de 2024, oferece um incentivo financeiro de R$ 1 mil para alunos que concluírem o ensino médio em 2024. Ao todo, os beneficiários podem receber até R$ 9,2 mil, considerando as parcelas mensais de R$ 200, depósitos em poupança e valores relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Pé-de-Meia visa estimular a matrícula e a frequência de estudantes em escolas públicas. Os alunos que comprovarem matrícula e frequência mínima de 80% recebem mensalmente R$ 200, que podem ser sacados a qualquer momento. Ao final de cada ano letivo, o estudante recebe R$ 1 mil, que só pode ser retirado após a conclusão do ensino médio.
Este programa é destinado a estudantes do ensino médio em escolas públicas, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e tenham entre 14 e 24 anos. Para aqueles que frequentam a educação de jovens e adultos (EJA), a faixa etária é de 19 a 24 anos. Além disso, a renda familiar deve ser de até meio salário-mínimo por pessoa, e o CPF deve estar regular.
Todos os alunos que completarem um dos três anos do ensino médio regular em escolas públicas em 2024 poderão sacar R$ 1 mil do programa. Estudantes com CPF, matriculados até abril de 2024 em escolas públicas e que fazem parte de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, já estão automaticamente inscritos no Pé-de-Meia, com contas criadas na Caixa Econômica Federal.
Os beneficiários podem consultar informações sobre suas contas e valores recebidos pelo aplicativo Caixa Tem, além do portal Cidadão da Caixa. Informações adicionais estão disponíveis no aplicativo Jornada do Estudante e pelo telefone do Ministério da Educação (MEC) no número 0800-616161.
Iniciativas como o Pé-de-Meia são fundamentais para garantir o acesso à educação e a permanência dos jovens nas escolas. A mobilização da sociedade civil pode ser um grande aliado para apoiar e expandir programas que promovem a educação e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para um futuro mais promissor.

A Universidade Santo Amaro (Unisa) disponibiliza mais de 400 cursos online gratuitos durante as férias de julho, com inscrições até 31 de julho. Todos os participantes recebem certificado, ampliando suas oportunidades profissionais.

Professores influenciadores, como Carol Braga, estão transformando a educação no Brasil, oferecendo conteúdos gratuitos que ajudam alunos a conquistar vagas em Medicina, como Luis Henrique e Manuela.

Defensoria Pública de SP lança Carta Nacional de Acesso à Justiça com foco em gênero e raça. A iniciativa busca garantir a inclusão e participação das mulheres no sistema de Justiça, promovendo mudanças permanentes.

As inscrições para o Programa de Jovens Adultos (EJA) estão abertas até 8 de julho, com resultados em 18 de julho e matrícula presencial de 21 a 25 de julho. O EJA oferece uma nova oportunidade educacional.

Governo de São Paulo oferece 140 bolsas integrais para jovens músicos no Festival de Inverno. Inscrições vão de 12 a 19 de maio, com auxílio de até R$ 6,5 mil.

O 3º Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil incentiva a literatura entre jovens de seis a dezessete anos, promovendo encontros com escritores e selecionando poemas para uma coletânea. A iniciativa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, visa estimular a leitura e a criação poética nas escolas, com prêmios em dinheiro e acessibilidade garantida. A lista de finalistas será divulgada em quinze de outubro, e a premiação ocorrerá em sete de novembro.