O decreto que institui a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (Pnipi) busca coordenar ações para crianças de zero a 6 anos, criando uma caderneta digital com informações essenciais. A iniciativa une diferentes espectros políticos e visa melhorar o desenvolvimento infantil no Brasil, integrando dados de saúde, educação e assistência social.

A primeira infância é um tema que consegue unir diferentes espectros políticos no Brasil, dada a sua relevância para o desenvolvimento infantil e a necessidade de políticas públicas eficazes. O recente decreto presidencial que institui a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância (Pnipi) busca coordenar ações voltadas para crianças de zero a seis anos, criando uma caderneta digital que reunirá informações essenciais para pais e cuidadores.
A proposta do Pnipi é integrar dados atualmente dispersos entre diversos ministérios e secretarias, funcionando como uma plataforma unificada. A caderneta digital, acessível por meio de um aplicativo, permitirá que pais, cuidadores e profissionais da educação e saúde tenham acesso a informações sobre saúde, assistência social, desenvolvimento e educação das crianças. Segundo Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação, essa iniciativa representa um avanço na adoção de políticas públicas fundamentadas em dados.
Mariana Luz, presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, destaca que a articulação entre as esferas federal, estadual e municipal é crucial para garantir respostas rápidas e eficazes. A Pnipi foi desenvolvida com base em um relatório de entidades que já atuam na área, e o Brasil já conta com experiências bem-sucedidas em programas estaduais e municipais, como o Primeira Infância Melhor e o Mãe Coruja.
Embora esses programas tenham apresentado resultados positivos, apenas uma política nacional integrada como a Pnipi pode assegurar que os benefícios sejam estendidos a todo o país. As prioridades vão além da construção de creches e investimentos em infraestrutura; é fundamental capacitar familiares e cuidadores para interagir e estimular o desenvolvimento das crianças desde o nascimento.
Um dos principais desafios é a falta de informação. Pesquisa do Datafolha revela que oitenta e quatro por cento da população desconhece que o cérebro se desenvolve mais intensamente entre zero e seis anos. A falta de estímulo pode levar a desvantagens significativas na alfabetização e no desenvolvimento geral das crianças. A implementação do decreto, no entanto, ainda enfrenta incertezas quanto à sua execução e à urgência necessária para criar os ganhos de eficiência esperados.
O sucesso da Pnipi depende de uma mobilização social que incentive a implementação rápida e eficaz das políticas propostas. Em um cenário onde a união pode fazer a diferença, é essencial que a sociedade civil se envolva em projetos que promovam o desenvolvimento infantil e a educação de qualidade. Ações coletivas podem contribuir significativamente para transformar a realidade das crianças e suas famílias, garantindo um futuro mais promissor.

Brasil carece de educação técnica para enfrentar a economia digital, alerta Tatiana Ribeiro. Relatório do Movimento Brasil Competitivo propõe ações urgentes para melhorar a formação profissional e reduzir custos.

Estão abertas as inscrições para 29 vagas do curso técnico gratuito em agropecuária da ETASA, com início em agosto de 2025. O curso, voltado a quem já concluiu o Ensino Médio, oferece formação prática e teórica.

O Ministério da Educação (MEC) reformulará a avaliação dos cursos de saúde, incluindo Medicina, focando na prática e supervisão docente. A nova abordagem visa melhorar a qualidade do ensino e atender às especificidades de cada área.

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) promulgou a Lei 10.869/2025, isentando candidatos reprovados no primeiro exame prático da taxa de reagendamento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que derrubou o veto do governador Cláudio Castro, visa aliviar os custos para muitos contribuintes e facilitar o acesso à habilitação, especialmente para aqueles que dependem da CNH para emprego e outras oportunidades.

Censo Escolar revela crescimento de apenas 1,6% nas matrículas em creches, o menor desde 2007, com 39% de crianças de zero a três anos matriculadas, evidenciando desigualdades.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) abre inscrições para 2.083 vagas em cursos gratuitos no segundo semestre de 2025, com prazos até 5 de junho e provas em 6 de julho. A seleção prioriza estudantes da rede pública.