Meio Ambiente

Ibama e UFSM firmam parceria para reabilitação de animais silvestres em Santa Maria

Ibama e UFSM firmam acordo para gestão do Cetas em Santa Maria, visando reabilitar fauna silvestre e promover educação ambiental. A parceria reforça o compromisso com a conservação da biodiversidade no Brasil.

Atualizado em
May 14, 2025
Clock Icon
3
min

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a gestão compartilhada do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O ato, realizado em 13 de maio de 2025, visa fortalecer a proteção da fauna silvestre, acolhendo e reabilitando animais afetados por tráfico e impactos humanos.

O Cetas Santa Maria terá como objetivos principais a reabilitação de animais silvestres e a promoção de ações de educação ambiental. A parceria entre o Ibama e a UFSM representa um esforço conjunto para enfrentar os desafios da conservação da biodiversidade no Brasil, especialmente em um contexto onde o tráfico de animais silvestres é uma preocupação crescente.

Nos próximos meses, as duas instituições iniciarão os preparativos operacionais para a ativação do Cetas. Isso incluirá processos licitatórios, contratação de serviços e insumos, além da reforma do prédio existente e a criação de estruturas complementares, como viveiros para o alojamento adequado dos animais.

A iniciativa destaca a importância das parcerias institucionais na conservação da fauna brasileira. O Ibama reafirma seu compromisso com a proteção ambiental, e a UFSM se posiciona como um agente ativo na educação e sensibilização da sociedade sobre a importância da fauna silvestre.

O trabalho conjunto entre o Ibama e a UFSM não apenas visa a recuperação de animais, mas também busca engajar a comunidade em ações de preservação e conscientização. A educação ambiental é um pilar fundamental para a mudança de comportamento em relação à fauna e à biodiversidade.

Projetos como o Cetas Santa Maria devem ser apoiados pela sociedade civil, que pode contribuir de diversas formas para a conservação da fauna. A união de esforços pode fazer a diferença na proteção dos animais silvestres e na promoção de um ambiente mais sustentável para todos.

Leia mais

Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, mas enfrenta desafios institucionais e orçamentários
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Brasil tem potencial para liderar a agenda climática global, mas enfrenta desafios institucionais e orçamentários
News Card

O Instituto Clima e Sociedade (iCS) lançou um hub de economia e clima, visando integrar conhecimento científico e promover ações climáticas no Brasil, que enfrenta desafios institucionais. O evento destacou a urgência de transitar de uma gestão reativa para estratégias preventivas, com especialistas apontando que o Brasil possui vantagens únicas, como um vasto capital natural e uma matriz energética limpa.

Brasil se prepara para a COP30: um chamado à ação pela sustentabilidade e redução de emissões globais
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Brasil se prepara para a COP30: um chamado à ação pela sustentabilidade e redução de emissões globais
News Card

A COP30, em novembro de 2025 em Belém, PA, será crucial para o Brasil liderar a redução de emissões e destacar a energia solar como pilar da descarbonização e desenvolvimento econômico.

Inovações na vitivinicultura gaúcha enfrentam desafios climáticos e garantem colheitas de qualidade
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Inovações na vitivinicultura gaúcha enfrentam desafios climáticos e garantem colheitas de qualidade
News Card

Pesquisadores e vinícolas do Rio Grande do Sul adotam novas tecnologias para enfrentar desafios climáticos na vitivinicultura, resultando em uma safra excepcional. A Serra Gaúcha, apesar da estiagem em outras regiões, obteve alta qualidade na produção de uvas, com práticas inovadoras que garantem resiliência e sustentabilidade.

Ibama promove visitas educativas para universitários e pesquisadores em Brasília e fortalece laços com a academia
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama promove visitas educativas para universitários e pesquisadores em Brasília e fortalece laços com a academia
News Card

Universitários da Universidade de Brasília visitaram o Programa Ibama de Portas Abertas, conhecendo ações do Instituto em proteção ambiental e gestão de incêndios florestais. A iniciativa promoveu diálogo e educação ambiental.

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP 30 e a participação dos estados brasileiros
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores para discutir a COP 30 e a participação dos estados brasileiros
News Card

Belém sedia o XVII Fórum Nacional de Governadores, onde serão definidas as contribuições dos estados para a COP 30, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro, reunindo mais de 190 países. O evento, que começa às 10h no Parque da Cidade, contará com a presença de governadores e autoridades, abordando temas como descarbonização e justiça ambiental.

Produtor rural transforma seu sítio em exemplo de restauração ecológica e recuperação de nascentes em Minas Gerais
Meio Ambiente
Clock Icon
4
min
Produtor rural transforma seu sítio em exemplo de restauração ecológica e recuperação de nascentes em Minas Gerais
News Card

Pedro Martins de Souza, aos 78 anos, reflorestou sua propriedade em Minas Gerais, aumentando água e renda. A iniciativa, apoiada pelo Instituto Terra, inspirou outros produtores e recuperou nascentes na região.