Representante do Ibama participou de curso intensivo nos EUA sobre resposta a emergências com produtos perigosos, aprimorando habilidades em contenção e uso de equipamentos de proteção individual. A capacitação reforça a atuação técnica em incidentes ambientais.

Brasília/DF (03 de junho de 2025) – Um representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou de um curso intensivo sobre resposta a emergências com produtos perigosos, realizado nos Estados Unidos entre 28 de abril e 1º de maio deste ano. O evento ocorreu no Transportation Technology Center Emergency Services (TTCI), no Colorado, e teve como objetivo aprimorar as habilidades técnicas dos participantes.
O programa incluiu atividades teóricas e práticas, alinhadas às normas internacionais OSHA (Occupational Safety and Health Administration) e NFPA 470 (National Fire Protection Association). Os participantes aprenderam sobre as características físico-químicas de substâncias perigosas, manuseio de equipamentos de proteção individual (EPIs) e estratégias de contenção em incidentes químicos.
Além das aulas, houve uma visita às instalações do corpo de bombeiros do TTCI, onde os participantes se familiarizaram com rótulos e simbologias de identificação de produtos químicos, tipos de contenedores e técnicas de contenção. As atividades práticas incluíram simulações em campo, utilizando trajes de proteção e a plataforma CERES, um sistema que integra dados meteorológicos e modelos de dispersão química.
Os participantes também estudaram técnicas de monitoramento ambiental e ações de contenção de vazamentos, além de demonstrações de descontaminação. O uso de EPI nível A, que oferece o mais alto nível de proteção em operações com risco químico elevado, foi uma das principais práticas do curso.
A capacitação, que contou com a presença de um servidor do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac), do Ibama, destaca a importância da formação contínua dos servidores do Instituto. Essa formação é essencial para fortalecer a capacidade de atuação em incidentes que envolvam substâncias perigosas, contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.
Iniciativas como essa são fundamentais para garantir que os profissionais estejam preparados para enfrentar emergências ambientais. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para apoiar projetos que visem a capacitação e a resposta a incidentes, promovendo um ambiente mais seguro para todos.

Cemitérios do Rio de Janeiro, como os do Caju e Cacuia, abrigam centenas de árvores, contribuindo para a melhoria do microclima em áreas com altas temperaturas. A Concessionária Reviver destaca a importância desse "oásis verde".

O desmatamento na Amazônia Legal aumentou 27% no primeiro semestre de 2025, enquanto o Cerrado teve queda de 9,8%. Incêndios de 2024 impactaram os dados, com áreas sob alerta crescendo 266%.

André Corrêa do Lago e Ana Toni se juntam a indígenas no Acampamento Terra Livre em Brasília, promovendo diálogos sobre direitos e sustentabilidade antes da COP30 em Belém.

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, lamenta a aprovação do PL do licenciamento ambiental, que pode causar devastação. Ela destaca a violência política de gênero e a urgência de uma mudança cultural para a proteção ambiental.

O Governo Federal investirá R$ 40 milhões em Minas Gerais para recuperar nascentes e áreas degradadas, beneficiando até 169 municípios com 200 Unidades Demonstrativas. A ação, promovida pela Eletrobras, visa restaurar a vegetação e gerar empregos verdes, alinhando-se ao Novo PAC e promovendo o desenvolvimento sustentável.

Estudo revela que áreas prioritárias para a biodiversidade na Amazônia enfrentam gestão fraca, com apenas oito das 65 unidades analisadas apresentando boa administração. Investimentos são urgentes para evitar extinções.