Inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês e espanhol no Ifes Guarapari, com 73 vagas para alunos da instituição e da rede municipal. Cursos visam ampliar acesso à educação linguística.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Guarapari, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de inglês e espanhol, através do projeto Centro de Línguas. São oferecidas setenta e três vagas, destinadas a alunos do Ifes e da rede municipal de ensino. As opções de cursos incluem Inglês Básico (nível A1), Espanhol Básico, Inglês Instrumental e Preparatório para exames de proficiência, como TOEFL, Cambridge e Duolingo.
A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) da Prefeitura de Guarapari e tem como objetivo ampliar o acesso à educação linguística. Os editais com informações detalhadas estão disponíveis no site oficial do Ifes Guarapari. O prazo de inscrição para o curso de Espanhol Básico vai até o dia quatorze de abril, enquanto as demais modalidades se estenderão até o início de maio.
As inscrições devem ser feitas por meio de um formulário online, conforme as orientações dos editais. O processo seletivo inclui a participação obrigatória na aula inaugural e a frequência na primeira semana de aulas. Os cursos têm duração de um semestre e podem ser renovados ou complementados com outras formações oferecidas pelo projeto.
As aulas são ministradas por professores do Ifes e da Semed, seguindo a estrutura do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, que abrange do nível A1 ao B2/C1. O foco está no desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, compreensão oral e conversação, com ênfase em situações reais de uso da língua.
O projeto Centro de Línguas possui mais de doze anos de história e, após a pandemia, passou a funcionar em um novo formato que permite a certificação semestral dos participantes. Atualmente, conta com cento e oitenta e oito alunos ativos, todos oriundos da rede pública, incluindo estudantes do Ifes e da rede municipal.
Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e o acesso à educação de qualidade. A união da sociedade civil pode ser um fator decisivo para garantir que mais estudantes tenham a oportunidade de aprender um novo idioma e, assim, ampliar suas perspectivas de futuro.
A UnDF lança a 2ª edição dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico, com 60 bolsas de R$ 700 por 12 meses. Inscrições de 28 de abril a 12 de maio.
Projeto de lei visa proteger crianças na internet após tragédia com menina de 8 anos. A proposta, apresentada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, inclui educação digital nas escolas e medidas contra conteúdos perigosos.
Trinta alunas do ensino médio no Distrito Federal vão assumir cargos de liderança por um dia, promovendo empoderamento feminino e equidade de gênero. O projeto Meninas em Ação começa em 10 de outubro.
A OMS atualiza diretrizes para prevenir gravidez na adolescência, focando em educação e proibição do casamento infantil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que complicações na gestação são a principal causa de morte entre jovens de 15 a 19 anos, especialmente em países de baixa renda. Com mais de 21 milhões de adolescentes grávidas anualmente, a OMS recomenda ações globais para garantir educação e acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva, além de leis que proíbam o casamento antes dos 18 anos. A atualização das diretrizes visa combater desigualdades de gênero e promover um futuro mais seguro para meninas e mulheres jovens.
Pacientes diabéticos enfrentam confusão sobre Índice Glicêmico e Carga Glicêmica, impactados por informações erradas nas redes sociais. Profissionais de saúde devem usar linguagem acessível para esclarecer esses conceitos. A crescente desinformação nas redes sociais tem gerado confusão entre pacientes diabéticos sobre o Índice Glicêmico (IG) e a Carga Glicêmica (CG). Muitos chegam ao consultório com receios infundados sobre alimentos com alto IG, sem compreender o que isso realmente significa. O IG, criado em mil novecentos e oitenta e um, mede a velocidade de absorção dos carboidratos e seu impacto na glicose sanguínea. Alimentos com IG baixo, como feijão e maçã, promovem uma absorção mais lenta, enquanto os de IG alto, como batata frita e farinha de trigo, causam picos glicêmicos. A CG, por sua vez, considera a qualidade e a quantidade do carboidrato, sendo essencial para um controle alimentar eficaz. Profissionais de saúde têm a responsabilidade ética de comunicar esses conceitos de forma clara e acessível, evitando o uso excessivo de jargões técnicos.
UFRJ enfrenta crise orçamentária com dívidas de R$ 61 milhões e infraestrutura precária. O reitor Roberto Medronho busca parcerias com o setor produtivo para enfrentar o subfinanciamento, enquanto a universidade receberá R$ 406 milhões em 2025, valor insuficiente para cobrir custos básicos.