Indígenas foram contidos com gás de pimenta após invadir o gramado do Congresso Nacional em Brasília, desrespeitando acordo de manifestação. A repressão gerou críticas de parlamentares.

Um grupo de indígenas foi contido pela Polícia Legislativa com o uso de gás de pimenta após invadir o gramado em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, na tarde de 10 de abril de 2025. A área é normalmente restrita a manifestações por questões de segurança. O deputado distrital Fábio Felix (PSOL), que estava presente, criticou a ação policial, afirmando que "é absurda a repressão policial".
De acordo com a Câmara dos Deputados, aproximadamente mil indígenas romperam a linha de defesa da Polícia Federal do Distrito Federal, derrubando gradis e ocupando o gramado. A situação foi controlada e o policiamento foi reforçado tanto na Câmara quanto no Senado. A assessoria da Câmara informou que havia um acordo com os manifestantes, que permitia a presença de cerca de cinco mil indígenas apenas até a Avenida José Sarney, antes da Avenida das Bandeiras.
Os indígenas se reuniram em Brasília ao longo da semana para o Acampamento Terra Livre (ATL), onde reivindicam a proteção de seus direitos à terra. O evento reúne lideranças de diversas etnias de todo o país, que buscam visibilidade para suas demandas e a garantia de seus direitos.
A invasão do gramado do Congresso Nacional ocorreu em um momento crítico, onde as tensões entre os manifestantes e as autoridades aumentaram. A ação da Polícia Legislativa gerou reações imediatas e levantou questões sobre o direito à manifestação e a segurança pública.
As manifestações dos indígenas são parte de um movimento mais amplo que busca a proteção de suas terras e a preservação de suas culturas. A luta por direitos territoriais é uma questão central para as comunidades indígenas, que enfrentam constantes ameaças de exploração e desmatamento.
Nesta situação, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar as causas indígenas. Projetos que promovam a visibilidade e a proteção dos direitos desses povos devem ser incentivados, contribuindo para a luta por justiça e igualdade.

Entre janeiro de 2021 e maio de 2023, São Paulo aplicou 4.406 multas por descarte irregular de lixo, com valores de R$ 1.500 a R$ 25 mil. A cidade conta com 129 ecopontos para coleta de resíduos, funcionando de segunda a sábado.
Baleia franca e seu filhote foram avistados em Florianópolis, destacando a importância das águas brasileiras como santuários para cetáceos e a necessidade de proteção dessas espécies. A Portaria Ibama nº 117/1996 proíbe ações que possam molestá-las.

Tapetes de Corpus Christi no Santuário Cristo Redentor foram feitos com tampinhas de garrafa trituradas, promovendo sustentabilidade e celebrando a década da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. A iniciativa, liderada pelo Consórcio Cristo Sustentável, envolveu cerca de 400 quilos de tampinhas coletadas por voluntários, unindo fé, arte e consciência ambiental.

A escassez de água e a desigualdade no acesso a esse recurso são problemas alarmantes, com a presença de contaminantes emergentes em países em desenvolvimento. O dossiê da revista Frontiers in Water revela riscos à saúde e a urgência de regulamentação.

Nesta sexta-feira (17/7), Brasília registrou a menor temperatura do ano, 10,1°C, com risco elevado de incêndios florestais e choque térmico devido à baixa umidade do ar, que pode afetar a saúde da população.

O prefeito de Padre Bernardo, Joseleide Lázaro, alertou sobre um incêndio no aterro Ouro Verde, após deslizamento de resíduos sólidos, que pode agravar a contaminação de rios e a saúde pública. A ação imediata da empresa responsável é crucial.