Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025 vão até 29 de abril. Estudantes de baixa renda têm prioridade.

As inscrições para as vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram no dia 22 de abril e seguem até 29 de abril. Essas vagas são aquelas que não foram ocupadas durante o período regular de inscrição. Podem participar estudantes que atendam aos requisitos de frequência mínima para concluir o semestre letivo.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio. Os candidatos aprovados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior nos dias 7 e 8 de maio para validar as informações fornecidas na inscrição. O edital do Ministério da Educação (MEC) estabelece que 50% das vagas são reservadas para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Além disso, há reservas de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com critérios baseados na proporção da população local, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os estudantes que desejam concorrer às vagas remanescentes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida. É necessário obter média igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. A renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos, e o candidato deve ter condições de cumprir a frequência mínima exigida.
Os pré-selecionados pelo Fies Social podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. O sistema fará a identificação automática do estudante com base nos dados do CadÚnico, facilitando o acesso ao financiamento.
Nessa fase de inscrições, é essencial que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a inclusão educacional. A união em torno de projetos que visem ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade pode fazer a diferença na vida de muitos jovens que buscam uma formação superior.

Desinformação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) cresceu 150 vezes no Telegram na América Latina, com Brasil liderando em conteúdo enganoso. Estudo revela riscos à saúde e à inclusão.

A Comissão de Educação e Cultura do Senado votará a criação da Carteira Nacional Docente. O projeto, de Camilo Santana, visa identificar professores e facilitar o acesso a benefícios.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) abriu inscrições para as Bolsas Sociais do segundo semestre de 2025, oferecendo 50% de desconto nas mensalidades. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio, não possuir diploma superior e atender a critérios de renda e desempenho no Enem. As inscrições são gratuitas e vão até 11 de agosto, com vagas nos campi de Curitiba, Londrina e Toledo. A seleção será baseada na análise documental e na nota do Enem, sem provas.

Mais de 1.500 profissionais participaram do webinário sobre vacinação nas escolas. O evento, promovido pelo Ministério da Saúde, visa aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, com R$ 150 milhões em investimentos e uma semana de intensificação em abril.

A rede estadual do Rio de Janeiro perdeu 3,7 mil vagas no ensino médio em tempo integral entre 2022 e 2024, resultando em apenas 14,9% das matrículas, a menor taxa do Sudeste. Apesar de iniciativas federais, a situação é alarmante.

A PUC-RS lançou cursos online gratuitos com certificado, acessíveis a todos os brasileiros. Com conteúdo de professores renomados, a iniciativa visa promover atualização profissional de forma flexível e imediata.