Inscrições para vagas remanescentes do Fies 2025 vão até 29 de abril. Estudantes de baixa renda têm prioridade.

As inscrições para as vagas remanescentes do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começaram no dia 22 de abril e seguem até 29 de abril. Essas vagas são aquelas que não foram ocupadas durante o período regular de inscrição. Podem participar estudantes que atendam aos requisitos de frequência mínima para concluir o semestre letivo.
O resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio. Os candidatos aprovados devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior nos dias 7 e 8 de maio para validar as informações fornecidas na inscrição. O edital do Ministério da Educação (MEC) estabelece que 50% das vagas são reservadas para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo, que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
Além disso, há reservas de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, com critérios baseados na proporção da população local, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os estudantes que desejam concorrer às vagas remanescentes devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota válida. É necessário obter média igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos nas cinco provas e nota superior a zero na redação. A renda familiar mensal bruta deve ser de até três salários mínimos, e o candidato deve ter condições de cumprir a frequência mínima exigida.
Os pré-selecionados pelo Fies Social podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. O sistema fará a identificação automática do estudante com base nos dados do CadÚnico, facilitando o acesso ao financiamento.
Nessa fase de inscrições, é essencial que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que promovam a inclusão educacional. A união em torno de projetos que visem ajudar estudantes em situação de vulnerabilidade pode fazer a diferença na vida de muitos jovens que buscam uma formação superior.

Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial no Rio Grande do Sul (Senac-RS) abriu inscrições para cursos técnicos gratuitos, com 4.742 vagas disponíveis em 39 municípios. As aulas começam em 13 de maio, com opções presenciais e a distância. Para se inscrever, é necessário comprovar renda familiar de até dois salários-mínimos e ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio. Os cursos abrangem áreas de alta demanda, como gestão, saúde e tecnologia, e os resultados dos selecionados serão divulgados em 29 de abril.

Levantamento do MEC revela que apenas 59,2% das crianças do 2º ano do ensino fundamental estão alfabetizadas, com metas de 80% até 2030. Enchentes no Rio Grande do Sul impactaram os resultados.
Programa Saúde na Escola será ampliado em 2025-2026, abrangendo 632 escolas e 365.551 alunos. A iniciativa, que envolve parcerias entre as Secretarias de Saúde e Educação do DF, foca em cinco temas prioritários, promovendo saúde e bem-estar.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2026 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com prazos até 22 de setembro de 2025 e bolsas de estudo de até 100% disponíveis. Os cursos abrangem diversas áreas da saúde e as provas ocorrerão em outubro.

A autora clama por uma Política Nacional para a Primeira Infância, destacando a urgência de garantir educação de qualidade e combater a violência nas escolas, que reflete a falta de empatia na sociedade.

Prefeitura de São Paulo inaugura CEI e programa de transporte gratuito para mães. O CEI Maria Beatriz Nascimento, na Vila Mazzei, atenderá 200 crianças e o programa Mamãe Tarifa Zero beneficiará 15 mil responsáveis com gratuidade no transporte público.