Uma jaguatirica foi atropelada na Rodovia Assis Chateaubriand, em Indiana, marcando o terceiro caso em dez dias na região de Presidente Prudente. O biólogo André Gonçalves Vieira alerta para a importância da espécie e suas ameaças.

Uma jaguatirica foi atropelada na Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Indiana, no dia 11 de agosto. O animal foi encontrado no canteiro central da via. Este é o terceiro caso de atropelamento da espécie em um intervalo de dez dias na região de Presidente Prudente, que já havia registrado incidentes semelhantes nas rodovias José Batista de Souza (SP-483) e Júlio Budiski (SP-501).
O biólogo André Gonçalves Vieira ressaltou a importância da jaguatirica para o equilíbrio ecológico. Segundo ele, essa espécie atua como predador de topo em ambientes fragmentados, ajudando a regular as populações de pequenos mamíferos, aves e répteis. Isso é crucial para manter a saúde das cadeias alimentares e controlar pragas.
Vieira também alertou sobre as ameaças que a jaguatirica enfrenta, incluindo a perda de habitat devido ao desmatamento para agropecuária e expansão urbana, além dos atropelamentos em rodovias. No Estado de São Paulo, a jaguatirica é classificada como "quase ameaçada".
O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) enfatizou a necessidade de atenção redobrada dos motoristas em trechos com vegetação. A recomendação é que, ao avistar animais na pista, os motoristas reduzam a velocidade com segurança e acionem os canais de atendimento rodoviário.
Esses atropelamentos não apenas afetam a fauna local, mas também refletem a urgência de ações para proteger a biodiversidade. A preservação dos habitats naturais e a conscientização sobre a vida selvagem são essenciais para evitar que mais jaguatiricas e outros animais sejam vítimas do tráfego nas rodovias.
Nossa união pode fazer a diferença na proteção da fauna local. Projetos que visem a preservação e a conscientização sobre a importância da jaguatirica e de outras espécies ameaçadas devem ser apoiados pela sociedade civil, promovendo um futuro mais seguro para a biodiversidade da região.

Ministério Público Federal solicita a suspensão da construção de uma casa na Joatinga, devido à falta de licença do Iphan e ao corte ilegal de 16 árvores em área tombada. Moradores denunciam desmatamento.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu o apoio do presidente Lula à agenda climática, apesar de sentir que enfrenta desafios sozinha em pautas ambientais. Ela destacou a importância do respaldo do presidente para a meta de desmatamento zero até 2030.

A Geomit, joint venture da Mitsui Gás e Energia do Brasil e da Geo biogas & carbon, firmou um memorando com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool para construir uma planta de biogás em Uberaba (MG). O projeto utilizará resíduos da cana-de-açúcar, como vinhaça e bagaço, para produzir biometano, contribuindo para a sustentabilidade e o escoamento do gás renovável na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou partes de um projeto que alterava a legislação ambiental, mas manteve a Licença Ambiental Especial (LAE), criticada por fragilizar o licenciamento. O Observatório do Clima alerta que a LAE pode gerar judicialização e recomenda sua rejeição.

Estudo da UFRJ alerta que praias de Ipanema e Copacabana podem sofrer avanço do mar de mais de 100 metros até 2100, com elevação média de 0,78 metro, aumentando riscos para banhistas.

A CBA e a Rumo firmaram um acordo que reduz em 40% as emissões de carbono no transporte de bauxita pela Ferrovia Norte-Sul, otimizando a logística entre Goiás e São Paulo. A nova rota, com trens de 80 vagões, é um marco na descarbonização do transporte ferroviário.