A Casa (Centro Artístico de Santo André) inaugura a mostra cultural Arapyau nesta quinta-feira (26), das 17h às 21h, com entrada gratuita, destacando a ancestralidade indígena por meio de obras de oito artistas. O evento, que faz parte do projeto Casa Arapuá, visa explorar a diversidade cultural brasileira e a importância das culturas indígenas na identidade nacional. Além das exposições, jovens talentos também farão sua estreia artística, enquanto a dupla César & Juliano apresentará uma performance musical. As obras estarão disponíveis para visitação por duas semanas, mediante agendamento.

O Centro Artístico de Santo André, conhecido como A Casa, inaugurará a mostra cultural Arapyau nesta quinta-feira, 26 de junho, das 17h às 21h. O evento, que é gratuito e faz parte do edital ‘Okupa Cultura’, reunirá obras de oito artistas que exploram a ancestralidade e a cultura indígena, promovendo uma rica diversidade cultural.
A mostra Arapyau, que significa Ano Novo em tupi guarani, marca o início do projeto Casa Arapuá. O objetivo é refletir sobre a importância das culturas indígenas na formação da identidade nacional. Os artistas participantes incluem Awa Popygwa, Denise Cardoso, Elohim, Lua, Pietro Dipompeii, Vovô, Zé Mário e Zeu, cada um trazendo suas interpretações únicas sobre o tema.
Além dos artistas já estabelecidos, a mostra contará com a estreia de jovens talentos, como Ariadne Lima, Rafaela Bica, Ana Luiza Tonelli, Arthur Augusto Stamborovski e Almyr Gabriel Tonelli. A apresentação de suas obras visa incentivar a nova geração no mundo artístico, ampliando a discussão sobre a cultura indígena.
Durante o evento, a dupla César & Juliano também se apresentará, combinando os sons da guitarra, cornet e a nostalgia da vitrola, proporcionando uma experiência cultural completa aos visitantes. As obras da mostra estarão disponíveis para visitação durante as duas semanas seguintes, mediante agendamento com as curadoras Denise Cardoso e Tracy Consani.
A Casa Arapuá está localizada na Rua Itapura, 70, Vila Alpina, e a entrada é gratuita. Este evento é uma oportunidade para o público se conectar com a arte e a cultura indígena, além de refletir sobre a diversidade cultural do Brasil. A participação da comunidade é essencial para o sucesso de iniciativas como essa.
Projetos culturais como a mostra Arapyau merecem ser apoiados e estimulados pela sociedade civil. A união em torno de causas que promovem a arte e a cultura pode fazer a diferença na valorização da diversidade e na preservação da identidade cultural.

Programa inédito de Elis Regina, gravado em 1967, revela sua versatilidade. Carlos Leite Guerra, amigo da cantora, trouxe à tona esse tesouro perdido, que mistura música e bate-papo descontraído.

Na noite de quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva promoveram uma exibição do filme "O Agente Secreto" no Palácio da Alvorada, destacando a cultura como ferramenta de conscientização política. Lula emocionou-se ao abordar a situação das crianças em Gaza e ressaltou a importância da dignidade humana, afirmando que a cultura é temida por sua capacidade de despertar a consciência política. O evento contou com a presença de Wagner Moura e outros membros do governo, celebrando a recriação do ministério da Cultura.

Exposição "O Feminino no Café: 1870-1930" no Palácio dos Bandeirantes destaca a contribuição das mulheres na produção cafeeira em São Paulo, resgatando sua importância histórica.

A Orquestra Petrobras Sinfônica lança o I Concurso de Regência Maestro Isaac Karabtchevsky, voltado a maestros brasileiros de 18 a 45 anos, com prêmios em dinheiro e regência de concertos. As inscrições vão até 4 de julho.

A sexta edição do Festival Agô de Música e Ancestralidade ocorrerá de 24 a 27 de abril na Caixa Cultural Brasília, destacando a cultura indígena e africana com shows e rodas de conversa. Artistas como Cátia de França e Sérgio Pererê se apresentarão, promovendo diálogos sobre a música e as tradições dos povos originários. Ingressos a partir de R$ 15 estarão disponíveis a partir de 17 de abril.

O Cemitério da Consolação, em São Paulo, lança o projeto "Obras de arte da Consolação", que usa QR Codes para contar histórias de figuras históricas sepultadas. O tour noturno na única sexta-feira 13 do ano promete atrair visitantes com relatos de amor e mistério.