O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Niterói demoliram uma casa irregular em Charitas, utilizando drones para identificar outras invasões e firmaram um plano de proteção ambiental. A ação visa coibir ocupações irregulares e delimitar áreas de preservação. Moradores podem denunciar crimes ambientais pelo telefone 153.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Prefeitura de Niterói realizaram uma ação conjunta nesta quinta-feira, 26 de junho, para identificar e demolir edificações irregulares em Charitas, uma área do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit). A operação resultou na demolição de uma casa irregular e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com a participação de diversas secretarias e do 12º Batalhão da Polícia Militar.
Durante a ação, foram utilizados drones do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema) para reconhecer e verificar outras possíveis invasões na região. A utilização de tecnologia visa aumentar a eficácia das operações de fiscalização e proteção ambiental, permitindo uma identificação mais rápida de áreas em risco.
Na quarta-feira, 18 de junho, um plano de trabalho foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, em parceria com o município de Niterói. O objetivo é atuar em conjunto para coibir a ocupação irregular do solo urbano e implantar marcos delimitadores nas fronteiras de áreas de proteção ambiental, reforçando a preservação dos espaços naturais.
A ação é parte de um esforço contínuo para proteger as áreas ambientais e garantir que o crescimento urbano ocorra de maneira ordenada e sustentável. A demolição de construções irregulares é uma medida necessária para evitar danos ao meio ambiente e assegurar a integridade das unidades de conservação.
Os moradores de Niterói têm a oportunidade de contribuir para a proteção ambiental, podendo denunciar crimes relacionados a ocupações irregulares pelo telefone 153. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso das iniciativas de preservação e fiscalização.
Projetos como esse devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união em torno da causa ambiental pode gerar um impacto significativo na preservação das áreas verdes e na qualidade de vida da população. A mobilização em torno da proteção do meio ambiente é essencial para garantir um futuro sustentável para todos.

A criação da Agência Nacional de Proteção da Natureza é proposta para garantir a restauração florestal no Brasil, essencial para a sustentabilidade e combate à crise climática. A iniciativa busca alinhar interesses privados e públicos, promovendo a colaboração entre viveiros e regulamentando a restauração ecológica.

Estudo revela que as ciências humanas são as menos financiadas nas pesquisas sobre a Amazônia, destacando a urgência de integrar a saúde local e promover colaboração entre países da região.

Governador Ibaneis Rocha anunciou investimentos em energia limpa e plantio de seis milhões de árvores até 2026 no Distrito Federal.

A COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém, enfatiza a Amazônia na bioeconomia. Estudo propõe governança experimentalista para integrar políticas públicas e fortalecer a efetividade local.

O V Encontro Técnico Nacional de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres ocorrerá em agosto de 2025, promovendo a capacitação e a troca de experiências entre especialistas. O evento, organizado pelo Ibama, visa fortalecer a gestão da fauna silvestre e contará com palestras sobre reabilitação, nutrição e uso de tecnologias inovadoras. As inscrições presenciais são limitadas, mas a transmissão ao vivo pelo YouTube garantirá amplo acesso ao conteúdo.

Estudo revela que as geleiras do mundo continuarão a derreter, mesmo com ações climáticas. Limitar o aquecimento a 1,5 °C pode preservar o dobro do gelo em um milênio, evitando consequências severas.