Impacto Social

Projeto digitaliza acervo de Tunica Teixeira e preserva a história da sonoplastia no teatro paulista

O projeto "Arquivos Sonoros de Teatro" digitaliza o acervo de Tunica Teixeira, com mais de 7 mil itens, revelando conteúdos inéditos para o estudo da sonoplastia. A iniciativa, apoiada pela FAPESP, destaca a importância do legado sonoro da artista.

Atualizado em
July 22, 2025
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Teixeira colaborou artisticamente em mais de 300 trilhas sonoras para teatro (foto: Verônica Cristo/Acervo de Tunica Teixeira)

O projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, com apoio da FAPESP, está digitalizando o acervo da diretora e sonoplasta Tunica Teixeira, que atuou de 1949 a 2012. O trabalho ocorre no laboratório do grupo de pesquisa no Espaço das Artes da Universidade de São Paulo (USP) e abrange mais de sete mil itens, incluindo fitas de rolo, fitas cassete, discos de vinil e documentos essenciais para o estudo da sonoplastia no teatro.

Tunica Teixeira é reconhecida por suas mais de 300 trilhas sonoras para teatro e por sua contribuição em cinema, televisão e rádio. O acervo, que inclui cadernos de anotações e roteiros sonoros, é considerado de grande importância para a arte sonora, segundo o pesquisador Miguel Eduardo Diaz Antar, responsável pela digitalização.

O projeto enfrenta o desafio de catalogar cada item do acervo, que não foi acessado desde o falecimento de Tunica em 2012. Muitas fitas estão em condições delicadas e precisam de um processo cuidadoso de limpeza e restauração antes da digitalização. Esse trabalho é realizado no laboratório do projeto, onde equipamentos específicos foram adquiridos para garantir a integridade dos materiais.

Durante o processo de digitalização, Antar encontrou uma variedade de conteúdos, como peças de teatro, ensaios e entrevistas. Um dos registros que mais o emocionou foi a gravação da guarânia paraguaia “Recuerdos de Yparacai”, uma obra emblemática do cancioneiro paraguaio. Além disso, foram descobertos sete podcasts de Tunica, onde ela compartilha experiências e processos criativos.

Após a digitalização, o acervo ficará disponível apenas para pesquisadores de instituições de ensino, oferecendo uma oportunidade única para compreender a evolução da sonoplastia e as mudanças tecnológicas no teatro de São Paulo. A diversidade dos suportes evidencia a riqueza do material e sua relevância para o estudo da arte sonora.

Iniciativas como a digitalização do acervo de Tunica Teixeira são fundamentais para preservar a história da sonoplastia no Brasil. A união da sociedade civil pode ser um grande impulso para apoiar projetos culturais que valorizem a arte e a memória, garantindo que legados como o de Tunica continuem a inspirar futuras gerações.

Agência FAPESP
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