A Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo com até 90% de desconto para o 2º semestre de 2025, sem exigência de renda ou Enem, facilitando o acesso ao ensino superior.

A busca por uma formação acadêmica de qualidade e acessível é uma constante para milhares de estudantes em todo o Brasil. Para facilitar o acesso ao ensino superior no segundo semestre de 2025, a Quero Bolsa anunciou a disponibilização de milhares de bolsas de estudo. Essas bolsas são destinadas a cursos de graduação nas modalidades presencial, educação a distância (EaD) e semipresencial em São Paulo, com descontos que podem chegar a 90% durante todo o curso.
A iniciativa visa proporcionar acesso a instituições de ensino de qualidade em todo o país. Os estudantes podem garantir mensalidades com descontos sem a necessidade de comprovar renda ou ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa medida é um passo importante para democratizar o acesso à educação superior, permitindo que mais jovens possam realizar seus sonhos acadêmicos.
Para se inscrever no programa de bolsas de estudo, o interessado deve ter concluído o ensino médio. O processo é simples: basta acessar o site da Quero Bolsa, efetuar o pagamento da taxa de pré-matrícula e comparecer à instituição de ensino escolhida. O desconto se estenderá até o final do curso, tornando a educação superior mais acessível para todos.
A Quero Bolsa já reúne mais de 6 milhões de bolsas de estudo em parceria com mais de 8 mil instituições de ensino em todo o Brasil. Até o momento, mais de 1,2 milhão de alunos se matricularam utilizando as bolsas oferecidas pela plataforma, evidenciando a eficácia da iniciativa em ajudar estudantes a ingressar no ensino superior.
Além de facilitar o acesso à educação, a Quero Bolsa também contribui para a formação de profissionais qualificados, essenciais para o desenvolvimento do país. A educação é um pilar fundamental para a construção de um futuro melhor, e iniciativas como essa são cruciais para garantir que todos tenham a oportunidade de se desenvolver academicamente.
Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos a alcançar seus objetivos educacionais. Projetos que visam apoiar a educação e o acesso a bolsas de estudo devem ser estimulados pela sociedade civil, garantindo que mais jovens tenham a chance de transformar suas vidas por meio da educação.

Os resultados do Programa Universidade Para Todos (Prouni) serão divulgados em 7 de outubro de 2025, com mais de 211 mil bolsas disponíveis em 887 instituições. A iniciativa visa ampliar o acesso ao ensino superior.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o curso gratuito Bolsa Futuro Digital, com o objetivo de formar 10 mil programadores em dois anos, priorizando estudantes da rede pública. As inscrições vão até 30 de maio.

O MEC reafirma que 50% das aulas de formação de professores devem ser presenciais, apesar do novo decreto do presidente Lula que permite até 30% de aulas presenciais em cursos semipresenciais. A revisão das diretrizes é esperada em dois anos.

A Universidade do Distrito Federal (UnDF) lança a 2ª edição dos programas de iniciação científica e inovação, com 60 bolsas de R$ 700 por 12 meses. Inscrições de 28 de abril a 12 de maio.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) abriu inscrições para curso gratuito de aprendizagem industrial, destinado a jovens de 14 a 24 anos. As aulas visam capacitar para o primeiro emprego na indústria. As inscrições vão até 11 de junho, com provas agendadas entre 3 e 26 de junho.

Instituto Atlântico oferece sete cursos gratuitos em tecnologia com 424 vagas. Inscrições até 4 de maio. O Instituto Atlântico abre inscrições para cursos remotos em tecnologia, visando capacitar universitários e profissionais. As aulas, que começam em sete de junho e vão até 26 de julho, incluem formações em áreas como Ciência de Dados e Desenvolvimento Full Stack. Os interessados devem se inscrever até 4 de maio e passar por um teste de aptidão. Além disso, há vagas afirmativas para grupos sub-representados.