A Prefeitura de São Paulo lançou o Pacote Verde, que inclui o plantio de 120 mil árvores e a modernização da frota de coleta de resíduos com veículos menos poluentes. O investimento totaliza R$ 40 bilhões em iniciativas sustentáveis.

A Prefeitura de São Paulo lançou, em junho, o Pacote Verde, um plano que visa promover a sustentabilidade e a resiliência climática na cidade. Este projeto inclui o plantio de 120 mil novas árvores, a criação de novos parques e a modernização da frota de coleta de resíduos com veículos menos poluentes. Nos últimos dois anos, a administração municipal investiu R$ 40 bilhões em iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes.
Entre as ações já implementadas, destacam-se a inauguração de doze novos parques, elevando o total para 120 unidades na cidade. O mais recente, o Parque Morumbi Sul, ocupa uma área de 84 mil m² e recebeu um investimento de R$ 15 milhões para sua infraestrutura de lazer. Além disso, a Prefeitura planeja a criação de 20 novos bosques urbanos até 2028, com a meta de alcançar 50 unidades.
Outra iniciativa importante é a instalação de mil jardins de chuva, que ajudam a mitigar o risco de inundações. Desde fevereiro de 2024, 49 áreas verdes particulares foram decretadas de utilidade pública, totalizando 17.854 hectares, o que representa 11,7% do território da cidade. Com as desapropriações, a expectativa é que 26% da área urbana esteja sob proteção ambiental.
A frota de coleta de resíduos também está sendo modernizada. Veículos movidos a biometano, que emitem 95% menos dióxido de carbono, já estão em operação. Atualmente, são 26 caminhões compactadores em uso, com previsão de mais 120 até o final do ano. Na coleta de resíduos de saúde, já operam sete caminhões a biometano, com mais nove a caminho.
O Programa de Serviços Ambientais (PSA) é outra ação significativa, oferecendo compensações financeiras a pequenos agricultores que mantêm suas propriedades preservadas. O PSA Mananciais é um dos maiores programas do mundo nesse sentido, beneficiando pequenos produtores com imóveis de até dois hectares.
Como parte das atividades de conscientização ambiental, pontos icônicos da cidade, como o viaduto do Chá e a ponte Estaiada, receberam iluminação verde em junho. Essas iniciativas têm gerado reconhecimento internacional, com a cidade sendo destacada pela ONU, pelo quarto ano consecutivo, pela preservação e manejo sustentável de suas florestas urbanas. Projetos como esses devem ser estimulados pela sociedade civil, pois a união pode fazer a diferença na preservação do meio ambiente.

A Defesa Civil de São Paulo alerta para a umidade do ar em níveis críticos, com registros abaixo de 20% em várias cidades. Recomenda-se evitar exercícios físicos entre 11h e 16h.

Encontro em Bonn sobre a COP30 gerou reações divergentes; enquanto o governo brasileiro celebrou avanços, especialistas criticaram a falta de ambição em financiamento e transição energética.

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) prendeu um proprietário e um responsável por perfuração ilegal de poço artesiano em Sobradinho, onde não havia licença para operação. A ação foi resultado de uma denúncia recebida.

O Distrito Federal enfrenta um período crítico de estiagem e baixas temperaturas, com alerta para riscos de queimadas e problemas respiratórios. O GDF intensifica ações preventivas e educativas.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a previsão da safra de grãos para 345 milhões de toneladas, mas enfrenta um desafio: 40% da colheita não possui armazenamento adequado. A falta de armazéns é um problema crônico, com apenas 62% da produção sendo estocada. Em Mato Grosso, produtores recorrem a métodos improvisados, como bolsões de plástico, enquanto uma cooperativa investe R$ 24 milhões em novos silos. A Conab reconhece a urgência de novos investimentos em infraestrutura.

O projeto de capacitação em manejo florestal sustentável na Amazônia foi encerrado, formando mais de 180 servidores de órgãos ambientais. A iniciativa, financiada pela União Europeia, promoveu troca de experiências e fortalecimento da governança.