A Prefeitura de São Paulo lançará um edital para abastecer ônibus com biometano, visando acelerar a descarbonização da frota, enquanto enfrenta desafios com a infraestrutura de carregamento de ônibus elétricos. A medida busca solucionar a paralisia de 40 ônibus elétricos por falta de energia e inclui a instalação de "superbaterias" da Huawei em garagens. A meta é ter 2.200 veículos não poluentes até 2028.

A Prefeitura de São Paulo anunciou a criação de um edital para abastecer os ônibus da cidade com biometano, um gás renovável que contribui para a redução das emissões de poluentes. Essa iniciativa surge como uma alternativa à implementação de ônibus elétricos, que enfrenta dificuldades devido à falta de infraestrutura de carregamento. O edital deve ser publicado até 20 de agosto e buscará empresas que ofereçam soluções para produzir e abastecer os veículos nas garagens da cidade.
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana de São Paulo tem como meta que, até 2028, dois mil e duzentos ônibus sejam movidos por fontes não poluentes. Essa meta já foi adiada e reduzida em outras ocasiões. Os ônibus que já estão em circulação poderão ser adaptados para utilizar biometano. O secretário de Mobilidade e Transporte, Celso Jorge Caldeira, afirmou que os veículos a diesel poderão ser requalificados, enquanto a compra de novos ônibus seguirá o mesmo processo utilizado para os elétricos.
Atualmente, quarenta ônibus elétricos adquiridos pelas viações estão parados por falta de energia para circulação. Essa situação foi destacada pela prefeitura durante o lançamento de cento e vinte novos veículos elétricos que estão prontos para operar na capital. A Enel, concessionária responsável pela instalação de energia, tem sido criticada pela prefeitura, que a considera a principal responsável pelos problemas de abastecimento. O prefeito Ricardo Nunes a chamou de "irresponsável" e afirmou que a empresa não tem compromisso com a cidade.
A Enel, por sua vez, declarou que já forneceu energia a vinte garagens para abastecer novecentos ônibus e que está alinhando prazos em reuniões semanais com representantes das viações e da SPTrans. A empresa também anunciou que até o final do ano, mais quarenta e quatro megawatts (MW) serão disponibilizados, permitindo o abastecimento de pelo menos mil novecentos e oitenta ônibus elétricos.
Outra alternativa para o abastecimento dos veículos é a instalação de um sistema de "superbaterias" da Huawei em sete garagens da cidade. Essas baterias, que têm capacidade para abastecer quatrocentos ônibus, estão prontas para serem instaladas, mas o projeto ainda precisa da aprovação da SPTrans. O secretário Caldeira mencionou que uma comitiva da prefeitura viajará à China para finalizar os ajustes antes da implementação, prevista para ocorrer nos próximos dois meses.
Atualmente, a frota de ônibus limpos em São Paulo é de oitocentos e quarenta e um veículos, representando apenas seis vírgula quatro por cento do total. A meta de ter metade da frota descarbonizada até 2028 foi suspensa na Justiça, mas a necessidade de ações efetivas para a descarbonização é urgente. Nessa situação, nossa união pode ajudar os menos favorecidos, promovendo iniciativas que incentivem a transição para um transporte mais sustentável e menos poluente.

Um surto de circovírus compromete a reintrodução da ararinha-azul na Bahia, levando o ICMBio a suspender o programa e a Blue Sky a se opor à captura das aves em vida livre. A situação gera tensões entre as partes envolvidas.

Uma família de bugios foi avistada em Quissamã, sinalizando um avanço na conservação da espécie ameaçada. O registro destaca a saúde do habitat e a necessidade de medidas protetivas.

O projeto Fauna Ameaçada entrega 480 câmeras para monitoramento da fauna no Rio de Janeiro, visando atualizar a lista de espécies ameaçadas e aprimorar a conservação ambiental. A iniciativa é crucial para combater a defasagem de 27 anos nos estudos sobre biodiversidade.

O Instituto Talanoa revelou a estrutura da presidência brasileira da COP30, destacando a inclusão de moradores da Amazônia e a diversidade de atores nas negociações. O evento promete uma abordagem inovadora e colaborativa.

Ibama intensifica combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, destruindo estruturas clandestinas e registrando 1.814 detecções de atividades nocivas ao meio ambiente e à cultura Nambikwara.

A foto de uma anta resgatada após incêndio no Pantanal, intitulada “Depois das chamas, esperança”, conquistou o Prêmio de Fotografia Ambiental 2025 na categoria “Agentes de mudança, portadores de esperança”. O animal, apelidado de Valente, foi gravemente ferido e resgatado por uma equipe do projeto Onçafari. O prêmio, criado pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco, visa promover a conscientização ambiental.