São Paulo registrou temperaturas amenas de 12,7°C neste sábado (31), após dias de frio intenso, com a Defesa Civil mantendo alerta e abrigo temporário disponível até domingo. A previsão é de que a temperatura alcance 24°C.

A cidade de São Paulo registrou mais uma madrugada fria neste sábado (31), com a temperatura mínima de 12,7°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação do Mirante de Santana, na zona norte. Embora o frio tenha sido menos intenso em comparação aos dias anteriores, a sexta-feira (30) marcou a menor temperatura do ano, com 9,8°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura informou que a média na cidade foi de 12,3°C durante a madrugada.
Nas áreas mais distantes do centro, as temperaturas foram ainda mais baixas. Em Perus, na zona norte, os termômetros marcaram 8,5°C. A Defesa Civil Municipal mantém o alerta para baixas temperaturas em toda a cidade desde quarta-feira (28), devido à presença de uma massa de ar frio que está perdendo força gradualmente.
Para este sábado, a previsão é de que a temperatura alcance até 24°C durante o dia, com aumento da nebulosidade à noite e sem expectativa de chuvas. Para o domingo (1º), a temperatura mínima deve ficar em 12°C nas primeiras horas, subindo novamente até 24°C ao longo do dia, com muitas nuvens no céu.
O governo estadual está operando um abrigo temporário na estação Pedro II, da linha 3-vermelha do metrô, conhecido como Abrigo Solidário. Este espaço funcionará até domingo, das 19h às 8h, com capacidade para cem pessoas. Além disso, a prefeitura disponibiliza tendas da Operação Baixas Temperaturas, que são ativadas sempre que a temperatura ou a sensação térmica cai para 13°C ou menos.
As tendas estão localizadas em dez pontos estratégicos da capital, operando das 18h à 0h. Nesses locais, são oferecidos sopa, pão, chocolate quente, chá, água, cobertores e encaminhamentos para a rede socioassistencial. Cada tenda conta com ambulância e equipe médica para atender os necessitados.
Nessa situação de frio intenso, a união da sociedade pode fazer a diferença para aqueles que mais precisam. Projetos que visam apoiar a população em situação de vulnerabilidade são essenciais e podem ser estimulados pela comunidade, garantindo que todos tenham acesso a abrigo e alimentos quentes durante os dias frios.

Mulheres indígenas marcham em Brasília, destacando a luta por direitos e territórios no Dia Internacional dos Povos Indígenas. O evento resultou em vetos ao PL da Devastação, reforçando a urgência da defesa ambiental.

O grupo 20barra9, fundado em 2015, planeja expandir para São Paulo com duas novas unidades até 2026, mantendo a essência gaúcha e a qualidade na gastronomia. A operação já conta com cinco restaurantes e um faturamento anual de R$ 77 milhões.

Estudo da Repam-Brasil revela 309 casos de tráfico humano ligados ao garimpo ilegal na Amazônia, com 57% das vítimas sendo mulheres migrantes, destacando a violência e exploração no setor.

O projeto "Ressignifica" da Universidade Federal Fluminense (UFF) já removeu mais de quatro toneladas de lixo do Rio João Mendes, transformando resíduos em biocarvão e adubo. A iniciativa, coordenada pela professora Dirlane de Fátima do Carmo, visa promover educação ambiental e engajamento da comunidade local, oferecendo alternativas sustentáveis para o reaproveitamento de materiais.

São Paulo registrou recorde de frio com 13,2ºC na madrugada, e meteorologistas alertam para novas mínimas. A cidade está em estado de atenção, com ações para proteger a população em situação de rua.

Lula destaca a importância do respeito aos direitos indígenas em visita ao Parque Nacional do Xingu, onde cacique Raoni alerta sobre os riscos da exploração de petróleo na Amazônia.