Socioambiental

São Paulo lança o Programa de Conservação da Araucária para proteger espécie em risco e promover sustentabilidade

São Paulo lança o Programa de Conservação da Araucária (Pró-Araucária) para proteger a Araucaria angustifolia e promover o desenvolvimento sustentável, beneficiando comunidades locais e a economia regional. A iniciativa integra conservação ecológica, restauração e valorização cultural, permitindo a extração sustentável do pinhão fora do período tradicional.

Atualizado em
June 7, 2025
Clock Icon
3
min
A espécie nativa da Mata Atlântica, Araucaria angustifolia, está criticamente ameaçada de extinção (BY BRAZIL/Shutterstock)

O estado de São Paulo lançou o Programa de Conservação da Araucária (Pró-Araucária), uma iniciativa inovadora que visa a proteção da Araucaria angustifolia, uma espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção. O programa foi oficializado no último sábado, dia 7, pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e pela Fundação Florestal, alinhando-se às políticas estaduais de combate às mudanças climáticas e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Pró-Araucária promove ações de conservação ecológica e restauração, além de fortalecer a bioeconomia local. O projeto busca o uso sustentável dos recursos naturais, gerando renda para as comunidades que dependem da araucária. A região de Cunha foi escolhida para a implementação do programa devido à sua rica biodiversidade e à forte ligação cultural de seus habitantes com o pinhão, a semente da araucária.

A secretária da SEMIL, Natália Resende, destacou que o programa combina ciência, cultura e desenvolvimento, com o objetivo de proteger uma das espécies mais emblemáticas da flora brasileira e fomentar atividades econômicas sustentáveis. Em março de 2023, a SEMIL já havia flexibilizado as restrições de coleta do pinhão, permitindo sua extração fora do período tradicional, desde que respeitadas práticas sustentáveis.

O programa é estruturado em seis eixos estratégicos que abrangem aspectos técnicos e culturais. A restauração ecológica será realizada em áreas públicas e privadas, enquanto o fortalecimento da cadeia socioprodutiva do pinhão visa valorizar economicamente esse recurso natural. A capacitação técnica para manejo florestal sustentável será complementada por iniciativas de certificação e rastreabilidade de produtos florestais.

Além disso, o Pró-Araucária valoriza a identidade territorial e os conhecimentos tradicionais das comunidades locais, integrando saberes ancestrais às práticas contemporâneas de conservação. A educação ambiental também é uma prioridade, estimulando pesquisa científica e inovação tecnológica para aprimorar as boas práticas de aproveitamento sustentável.

O evento de lançamento contou com a participação de diversos atores sociais, incluindo gestores, técnicos e líderes comunitários. A troca de experiências entre coletores e produtores de pinhão foi fundamental para discutir práticas de manejo sustentável. A preservação da araucária e a promoção da sustentabilidade econômica são essenciais para o fortalecimento da economia local. Nessa perspectiva, a união da sociedade pode ser um fator decisivo para apoiar iniciativas que promovam a conservação e o desenvolvimento sustentável.

Leia mais

MPF pede anulação de contrato de R$ 1 bilhão de créditos de carbono do governo do Pará com multinacionais
Socioambiental
Clock Icon
3
min
MPF pede anulação de contrato de R$ 1 bilhão de créditos de carbono do governo do Pará com multinacionais
News Card

O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação para anular contrato de R$ 1 bilhão do governo do Pará com a coalizão Leaf, alegando falta de consulta às comunidades tradicionais e venda antecipada de créditos de carbono.

Mudanças climáticas intensificam crises neurológicas e afetam saúde mental da população
Socioambiental
Clock Icon
4
min
Mudanças climáticas intensificam crises neurológicas e afetam saúde mental da população
News Card

A Síndrome de Dravet, que causa epilepsia em crianças, tem seu quadro agravado pelo aumento das temperaturas, levando a um aumento nas convulsões e complicações neurológicas. Especialistas alertam que as mudanças climáticas intensificam esses riscos, afetando a saúde mental e física.

Lideranças Mura denunciam avanço da mineradora Potássio do Brasil em terras indígenas na COP30 em Belém
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Lideranças Mura denunciam avanço da mineradora Potássio do Brasil em terras indígenas na COP30 em Belém
News Card

Lideranças Mura participarão da COP30 em Belém para denunciar a mineração da Potássio do Brasil em suas terras, criticando uma consulta manipulada e prometendo resistência. O TRF-1 favoreceu a empresa, mas uma desembargadora pediu vista de parte dos recursos.

Comunidades quilombolas se opõem a teste de perfuração na Foz do Amazonas e denunciam racismo ambiental
Socioambiental
Clock Icon
3
min
Comunidades quilombolas se opõem a teste de perfuração na Foz do Amazonas e denunciam racismo ambiental
News Card

Comunidades quilombolas se opõem a teste de perfuração na Foz do Amazonas, agendado para o dia 24, alegando falta de consulta prévia e denunciando racismo ambiental. A Conaq critica a ausência de participação democrática.

"Quase 17% da população brasileira ainda carece de água potável, enquanto 363 municípios enfrentam contratos irregulares"
Socioambiental
Clock Icon
4
min
"Quase 17% da população brasileira ainda carece de água potável, enquanto 363 municípios enfrentam contratos irregulares"
News Card

Após cinco anos do Marco do Saneamento, 363 municípios brasileiros ainda operam com contratos irregulares, deixando 16,9% da população sem água potável e 44,8% sem esgoto. O Instituto Trata Brasil alerta para a necessidade urgente de investimentos.

São Paulo registra a menor temperatura de 2025 e ativa operação para proteger população vulnerável
Socioambiental
Clock Icon
3
min
São Paulo registra a menor temperatura de 2025 e ativa operação para proteger população vulnerável
News Card

São Paulo registrou nesta quinta-feira (15) a menor temperatura de 2025, com 13,3 °C, e a Prefeitura ativou a Operação Baixas Temperaturas para proteger a população vulnerável. Dez tendas foram instaladas e 630 vagas extras foram disponibilizadas.