São Paulo registrou nesta quinta-feira (15) a menor temperatura de 2025, com 13,3 °C, e a Prefeitura ativou a Operação Baixas Temperaturas para proteger a população vulnerável. Dez tendas foram instaladas e 630 vagas extras foram disponibilizadas.

A cidade de São Paulo registrou, nesta quinta-feira, 15 de maio de 2025, a menor temperatura do ano, com 13,3 °C. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que o recorde anterior, de 14,2 °C, foi anotado no dia anterior. A previsão é que a temperatura possa cair ainda mais, chegando a 12 °C ao longo do dia.
Desde o último domingo, 11 de maio, a capital paulista está em estado de atenção devido às baixas temperaturas. A Defesa Civil Municipal adotou essa medida após a passagem de uma frente fria, que resultou em dias mais frios na cidade. A sensação térmica em várias regiões ficou abaixo dos 13 °C.
Para proteger a população vulnerável, a Prefeitura de São Paulo ativou a Operação Baixas Temperaturas na quarta-feira, 14 de maio. Dez tendas foram instaladas em locais estratégicos para oferecer abrigo. Além disso, equipes de abordagem ativa estão percorrendo a cidade em busca de pessoas em situação de rua, oferecendo encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial.
A rede de serviços sociais contará com um reforço de 630 vagas extras para atender a demanda gerada pelo frio intenso. A ação visa garantir que as pessoas mais vulneráveis tenham acesso a um ambiente seguro e aquecido durante este período crítico.
Para esta quinta-feira, a previsão do tempo indica um dia ensolarado, com aumento de nuvens à tarde, sem expectativa de chuvas. Na sexta-feira, 16 de maio, o sol deve predominar, com algumas nuvens, mantendo a tendência de dias secos.
Nesta situação, a união da sociedade pode fazer a diferença para os menos favorecidos. Projetos que visam apoiar a população vulnerável em momentos de crise são essenciais e podem ser estimulados pela comunidade. A solidariedade é fundamental para garantir que todos tenham acesso a condições dignas de vida, especialmente em períodos de frio intenso.

No Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional anunciou ações do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, beneficiando 11.800 indígenas. O plano visa promover autonomia, inclusão social e fortalecer a cultura local, minimizando impactos da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

A Justiça Federal suspendeu a licença do Hotel Spa Emiliano em Paraty, exigindo consulta às comunidades tradicionais afetadas, destacando riscos socioambientais e falta de diálogo. A decisão reflete a luta das comunidades contra o projeto.

Indústrias de tabaco, álcool e alimentos ultraprocessados são responsáveis por doenças crônicas e degradação ambiental, com novas medidas tributárias visando reduzir seu consumo. Especialistas pedem ampliação das ações.

O Brasil se comprometeu a servir 30% de alimentos da agricultura familiar na COP 30, injetando R$ 3,3 milhões na economia local e promovendo práticas sustentáveis. Essa iniciativa destaca a importância da agroecologia e pode expandir a rede de comercialização para pequenos produtores.

A Army Help The Planet, formada por fãs do BTS, mobiliza-se contra o PL da Devastação, promovendo campanhas de conscientização e inclusão social. O grupo destaca a urgência de proteger o meio ambiente.

A primeira-dama Janja lançou o edital Mãe Beata Justiça Ambiental em Nova Iguaçu, homenageando Mãe Beata como Promotora da Igualdade Racial e participando de um culto com mulheres evangélicas. A ação visa fortalecer iniciativas de combate ao racismo ambiental.