São Paulo enfrenta o abril mais chuvoso em três décadas, com 145,8 mm de precipitação, superando em 133,3% a média esperada. A Defesa Civil alerta para temperaturas baixas, com mínimas entre 12°C e 16°C.
A cidade de São Paulo enfrentou em abril de 2025 o mês mais chuvoso dos últimos trinta anos, com um total de 145,8 mm de precipitação, superando em 133,3% a média esperada de 62,5 mm. Este registro é o maior desde 1995, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE). A Defesa Civil já havia emitido alertas sobre as condições climáticas adversas, que incluem temperaturas baixas.
Atualmente, a capital paulista está em estado de atenção devido à previsão de temperaturas mínimas entre 12°C e 16°C nos próximos dias. Na manhã de sexta-feira, 2 de maio, a temperatura média foi de 14°C. O sol deve aparecer entre nuvens à tarde, elevando a temperatura até 25°C, sem previsão de chuvas.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias indica que as temperaturas mínimas e máximas devem variar, como segue:
As chuvas intensas e as temperaturas baixas podem impactar a população, especialmente as comunidades mais vulneráveis. É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que ajudem aqueles que enfrentam dificuldades em decorrência das condições climáticas adversas.
Além disso, a união da população pode ser um fator crucial para promover projetos sociais que visem a recuperação e o suporte às vítimas de desastres naturais. A solidariedade pode fazer a diferença na vida de muitos que precisam de ajuda neste momento.
Neste cenário, a colaboração entre cidadãos e organizações pode ser um caminho eficaz para amenizar os efeitos das chuvas e das baixas temperaturas. Ações coletivas podem proporcionar alívio e apoio a quem mais precisa, mostrando que a união é uma força poderosa em tempos de crise.
A Geomit, joint venture da Mitsui Gás e Energia do Brasil e da Geo biogas & carbon, firmou um memorando com a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool para construir uma planta de biogás em Uberaba (MG). O projeto utilizará resíduos da cana-de-açúcar, como vinhaça e bagaço, para produzir biometano, contribuindo para a sustentabilidade e o escoamento do gás renovável na região.
Fraudes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) revelam 139,6 milhões de hectares com sobreposição na Amazônia, enquanto o STF exige planos para cancelar registros irregulares e combater desmatamentos.
Uma onça-parda foi resgatada em Iconha, Espírito Santo, após ser vista nas ruas e se esconder em um prédio. A operação contou com a Polícia Militar, o Batalhão Ambiental e a Defesa Civil, e o animal será reintegrado à natureza.
Relatório do Greenpeace revela aumento de 93% na devastação da TI Sararé, enquanto outras terras indígenas apresentam queda. Garimpeiros migram para áreas menos protegidas.
A perereca-da-fruta (Xenohyla truncata), espécie ameaçada, foi avistada na APA Maricá, destacando-se como polinizadora e dispersora de sementes, durante o Programa Vem Sapear, coordenado por Rafael Mattos.
Governo brasileiro anuncia 68 obras de segurança hídrica no Nordeste, com investimento de R$ 10,4 bilhões, destacando a Barragem de Oiticica, inaugurada em março.