São Paulo enfrenta o abril mais chuvoso em três décadas, com 145,8 mm de precipitação, superando em 133,3% a média esperada. A Defesa Civil alerta para temperaturas baixas, com mínimas entre 12°C e 16°C.

A cidade de São Paulo enfrentou em abril de 2025 o mês mais chuvoso dos últimos trinta anos, com um total de 145,8 mm de precipitação, superando em 133,3% a média esperada de 62,5 mm. Este registro é o maior desde 1995, segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura (CGE). A Defesa Civil já havia emitido alertas sobre as condições climáticas adversas, que incluem temperaturas baixas.
Atualmente, a capital paulista está em estado de atenção devido à previsão de temperaturas mínimas entre 12°C e 16°C nos próximos dias. Na manhã de sexta-feira, 2 de maio, a temperatura média foi de 14°C. O sol deve aparecer entre nuvens à tarde, elevando a temperatura até 25°C, sem previsão de chuvas.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os próximos dias indica que as temperaturas mínimas e máximas devem variar, como segue:
As chuvas intensas e as temperaturas baixas podem impactar a população, especialmente as comunidades mais vulneráveis. É fundamental que a sociedade civil se mobilize para apoiar iniciativas que ajudem aqueles que enfrentam dificuldades em decorrência das condições climáticas adversas.
Além disso, a união da população pode ser um fator crucial para promover projetos sociais que visem a recuperação e o suporte às vítimas de desastres naturais. A solidariedade pode fazer a diferença na vida de muitos que precisam de ajuda neste momento.
Neste cenário, a colaboração entre cidadãos e organizações pode ser um caminho eficaz para amenizar os efeitos das chuvas e das baixas temperaturas. Ações coletivas podem proporcionar alívio e apoio a quem mais precisa, mostrando que a união é uma força poderosa em tempos de crise.

Senado aprova projeto que simplifica licenciamento ambiental, criando Licença Ambiental Especial para projetos prioritários, gerando críticas de ambientalistas e divisões no governo a poucos meses da COP 30.

O projeto RESTORE, que envolve Brasil, França e Alemanha, utiliza nanopartículas e microrganismos para aumentar o crescimento de plantas e resistência à seca, promovendo soluções inovadoras para desafios ambientais.

O Tesouro Nacional lançou o segundo edital do programa de economia verde, permitindo até 40% de financiamento interno e juros de 1% ao ano, visando restaurar 1 milhão de hectares. A iniciativa busca mobilizar R$ 10 bilhões em investimentos privados.

O Pará avança na transição energética com um investimento de R$ 17 milhões da TTS Energia e Genco para construir duas usinas solares, que beneficiarão 1,5 mil consumidores até 2026. As usinas, localizadas em Moju e Paragominas, visam reduzir a dependência de diesel e expandir a energia solar na região.

A temperatura média global aumentou 1,5 °C em 150 anos, impulsionada pela ação humana, como a queima de combustíveis fósseis e desmatamento, resultando em derretimento de geleiras e secas severas. Especialistas alertam que ações imediatas são essenciais para mitigar os impactos climáticos.

O I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente do Ibama/SE, realizado em Aracaju, reuniu 60 representantes de instituições para discutir a gestão florestal e aprimorar políticas ambientais. O evento, promovido pelo Ibama, visa fortalecer a integração entre os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e melhorar a proteção ambiental em Sergipe.