Meio Ambiente

Secas extremas de 2023 a 2025 afetam economias e ecossistemas em todo o mundo, revela relatório da ONU

Secas recordes entre 2023 e 2025 causaram danos sem precedentes em diversas regiões, incluindo a Amazônia, afetando economias e ecossistemas globalmente, segundo relatório da UNCCD. O fenômeno El Niño e a mudança climática intensificaram os efeitos da seca, resultando em perdas significativas no comércio internacional e impactos severos na fauna e flora.

Atualizado em
July 2, 2025
Clock Icon
4
min
Moradores caminham pelo leito seco de um braço do rio Solimões próximo à comunidade indígena Porto Praia, no município de Tefé (AM) - Lalo de Almeida - 18.set.24/Folhapress

Entre 2023 e 2025, secas severas afetaram diversas regiões do mundo, causando prejuízos econômicos e sociais sem precedentes, conforme um relatório da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). O fenômeno natural El Niño, que aquece as águas do oceano Pacífico, combinado com a mudança climática, intensificou as secas, impactando a população global. A autora principal do relatório, Paula Guastello, destaca que "ninguém ficou imune aos efeitos da seca massiva".

O relatório, que se baseou em estudos científicos e pesquisas, foi apresentado durante um evento da Aliança Internacional para a Resiliência à Seca, do qual o Brasil é signatário. Daniel Tsegai, especialista em secas da UNCCD, enfatiza a necessidade de tratar a seca como um risco sistêmico, com impactos mais abrangentes do que se imaginava. A Amazônia foi uma das áreas mais afetadas, com a parte brasileira do bioma perdendo 3,3 milhões de hectares de água superficial em 2023.

O desmatamento na Amazônia contribuiu para a intensificação da seca, reduzindo a fotossíntese e liberando carbono na atmosfera. Além disso, a queda no nível dos rios amazônicos prejudicou comunidades que dependem de barcos para locomoção. O debate sobre o asfaltamento de estradas na região, como a BR-319, levanta preocupações sobre os impactos ambientais e o aumento do desmatamento.

Os efeitos da seca também foram sentidos no canal do Panamá, onde a redução das chuvas limitou o peso das cargas em até 40%, resultando em perdas de US$ 100 milhões mensais entre outubro de 2023 e janeiro de 2024. No México, sessenta e sete por cento do território enfrentou seca em setembro de 2023, enquanto na África, a Etiópia, Somália e Quênia vivenciaram a maior seca em setenta anos.

O Marrocos investiu cerca de € 15 milhões em semeadura de nuvens para aumentar a precipitação, embora haja receios sobre os impactos na fauna aquática. Na Espanha, a seca e ondas de calor resultaram em uma queda de cinquenta por cento na safra de azeitonas, elevando o preço do azeite e aumentando os registros de roubo do produto. A colheita de uvas para vinho em Valência foi a menor em trinta anos.

O relatório da UNCCD recomenda medidas para aumentar a resiliência dos países, como o gerenciamento sustentável da água e o engajamento das comunidades locais. É urgente que governos e agricultores adotem práticas que reduzam a demanda hídrica na agricultura. Em tempos de crise, a união da sociedade civil pode ser fundamental para apoiar iniciativas que ajudem as comunidades afetadas e promovam a sustentabilidade ambiental.

Folha de São Paulo
Quero ajudar

Leia mais

Tubarão-martelo é avistado na Praia da Barra e provoca susto em banhistas e alunos de surfe
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Tubarão-martelo é avistado na Praia da Barra e provoca susto em banhistas e alunos de surfe
News Card

Um tubarão-martelo de 2,5 metros foi avistado na Praia da Barra, no Rio de Janeiro, gerando alvoroço entre banhistas e surfistas, mas sem incidentes. O biólogo Marcelo Szpilman afirma que a presença do animal não representa risco significativo.

Conferência FAPESP 2025 discute transição energética com Thelma Krug e especialistas em São Paulo
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Conferência FAPESP 2025 discute transição energética com Thelma Krug e especialistas em São Paulo
News Card

A série Conferências FAPESP 2025 retoma com a temática "Transição Energética", liderada por Thelma Krug, visando contribuir para a COP30 em Belém. O evento ocorrerá em 30 de maio, das 10h às 12h.

Governo federal isenta IPI para veículos sustentáveis e impulsiona a indústria automotiva nacional
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Governo federal isenta IPI para veículos sustentáveis e impulsiona a indústria automotiva nacional
News Card

O governo federal anunciou isenção total do IPI para veículos sustentáveis, visando reduzir emissões e impulsionar a indústria automotiva nacional. A medida, parte do programa Mobilidade Verde e Inovação, deve beneficiar 60% dos veículos no Brasil a partir de 2026.

Defesa Civil encerra oficinas de capacitação para enfrentar estiagem na Amazônia Legal e Pantanal
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Defesa Civil encerra oficinas de capacitação para enfrentar estiagem na Amazônia Legal e Pantanal
News Card

Oficinas da Defesa Civil Nacional encerram capacitação em Campo Grande e Palmas, preparando estados da Amazônia Legal e Pantanal para enfrentar crises de estiagem e suas consequências. Ações visam integrar esforços com a União para minimizar impactos.

Desmatamento na mata atlântica cai em 2024, mas ambientalistas alertam para riscos das mudanças climáticas
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Desmatamento na mata atlântica cai em 2024, mas ambientalistas alertam para riscos das mudanças climáticas
News Card

Em 2024, o desmatamento na Mata Atlântica caiu 2% segundo o Atlas e 14% pelo SAD, mas ambientalistas consideram os números ainda insuficientes. A Bahia lidera o desmatamento, com aumento de áreas de matas maduras.

Ibama promove I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente em Sergipe para fortalecer gestão florestal
Meio Ambiente
Clock Icon
3
min
Ibama promove I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente em Sergipe para fortalecer gestão florestal
News Card

O I Encontro Interinstitucional de Meio Ambiente do Ibama/SE, realizado em Aracaju, reuniu 60 representantes de instituições para discutir a gestão florestal e aprimorar políticas ambientais. O evento, promovido pelo Ibama, visa fortalecer a integração entre os órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e melhorar a proteção ambiental em Sergipe.