O Sesi São Paulo prioriza a melhoria do ensino de matemática com iniciativas como o PCMat e a pós-graduação Matemática², impactando milhares de professores e alunos e promovendo avanços significativos nas avaliações.
A aprendizagem de matemática no Brasil é um tema de grande relevância, especialmente diante dos resultados insatisfatórios em avaliações nacionais e internacionais. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023 revelou que apenas cinco por cento dos alunos da 3ª série do ensino médio apresentam desempenho adequado em matemática. Além disso, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2023 indicou que setenta por cento dos estudantes brasileiros não conseguem resolver problemas simples, evidenciando a necessidade urgente de ações para melhorar a educação matemática no país.
O economista Ernesto Faria, diretor executivo do Instituto de Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), destacou que o desempenho em matemática é inferior ao de outras disciplinas, como leitura e ciências. Essa situação é alarmante, pois reflete a dificuldade dos alunos em resolver problemas cotidianos, como comparar distâncias ou converter moedas. Para enfrentar esse desafio, o Sesi São Paulo priorizou a melhoria do ensino de matemática em suas parcerias com as redes estadual e municipais.
Entre as iniciativas do Sesi, destacam-se o PCMat (Pensamento Computacional e Matemática) e a pós-graduação Matemática², que visam capacitar professores e impactar positivamente a aprendizagem dos alunos. Em 2025, o foco do programa Novo Olhar será a formação em matemática para docentes do ensino fundamental, beneficiando milhares de professores e alunos. No ano anterior, mais de dezessete mil professores de cento e quarenta e cinco municípios foram impactados, atingindo cerca de quinhentos mil estudantes.
O PCMat utiliza metodologias ativas e o modelo STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para promover o pensamento matemático entre os alunos. Laôr Fernandes, gerente de Projetos Educacionais do Sesi São Paulo, ressaltou que o objetivo é capacitar os professores a aplicarem as estratégias aprendidas em sala de aula, ajudando os alunos a superarem o medo da matemática. As formações são adaptadas às necessidades específicas de cada município, com base nas dificuldades identificadas nas avaliações.
A pós-graduação Matemática², criada em 2024, já conta com cerca de mil e quinhentos alunos e visa formar vinte e seis mil professores em uma década. O professor Luis Henrique Guedes Monteiro, que participa do curso, destacou a transformação que a formação trouxe para sua prática docente, permitindo uma compreensão mais profunda da matemática e enriquecendo suas aulas. Adilson Dalben, supervisor de Projetos de Formação do Sesi, enfatizou a importância de revisar as metodologias tradicionais para desenvolver o pensamento matemático nas escolas.
Essas iniciativas demonstram um compromisso com a melhoria da educação matemática no Brasil, mas a continuidade e expansão desses projetos dependem do apoio da sociedade. A união em torno de causas educacionais pode fazer a diferença na formação de professores e no futuro dos estudantes, contribuindo para um cenário mais promissor na aprendizagem de matemática no país.
Senac-RS oferece 4.742 vagas em cursos técnicos gratuitos em 39 municípios. Inscrições até 27 de abril, com aulas iniciando em 13 de maio. Oportunidades em áreas de alta demanda.
Queda de 51% em estudantes de Engenharia Civil no Brasil desde 2015 gera preocupação. O aumento da educação a distância não atrai jovens para essa área, resultando em evasão alta e baixa qualidade nos cursos.
Vereadores do PT de diversas cidades protocolarão, no Dia do Estudante, projetos para municipalizar o CPOP, visando ampliar o apoio a cursinhos populares para alunos de baixa renda. A mobilização conta com mais de 1.000 vereadores jovens.
A Associação De Olho no Material Escolar mobilizou 39 deputados para incluir metas de fluência em leitura no novo Plano Nacional de Educação, visando melhorar a alfabetização até 2024. Dados recentes mostram que apenas 59,2% das crianças de 7 anos estão alfabetizadas, abaixo da meta de 60% do governo. A presidente da associação, Leticia Jacintho, defende que a alfabetização deve ser alcançada até o final do primeiro ano do Ensino Fundamental, com base em experiências internacionais.
Neste domingo, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) aplica o Exame Nacional da Magistratura (Enam), com 42.905 inscritos, incluindo 7.633 negros e 1.971 com deficiência. A prova, com 80 questões, exige 70% de acertos para a ampla concorrência e 50% para grupos minoritários.
Professores da rede pública do Distrito Federal iniciaram greve por reajuste salarial de 19,8%, impactando aulas e preocupando alunos com vestibulares. A situação é crítica para quem conclui o ciclo escolar.