A UFMG oferece um curso gratuito sobre os impactos das tecnologias digitais na educação superior, com inscrições até 7 de maio. A atividade, voltada para professores e pós-graduandos, ocorrerá em 9 de maio.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrições abertas para um curso gratuito que abordará os impactos das tecnologias digitais na educação superior. Com trinta vagas disponíveis, as aulas ocorrerão de forma presencial no dia 9 de maio, na sala 4079 da Faculdade de Ciências Econômicas, das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas até 7 de maio por meio de um formulário eletrônico.
Destinado a professores e pós-graduandos em estágio docente na UFMG, o curso é uma continuidade das discussões iniciadas no seminário Integração docente, realizado em março, que analisou os efeitos sociais e pedagógicos da inteligência artificial. A ementa inclui cinco tópicos principais: relação entre tecnologia e sociedade, redes sociais e comportamento, a ideia de nativos digitais, cultura e atenção, e inteligência artificial na educação.
O curso visa refletir sobre como a desmaterialização da vida impacta as relações educacionais e discutir as novas formas de sociabilidade promovidas pela cultura digital nos processos de ensino-aprendizagem. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e faz parte do Laboratório de Formação em Docências do Ensino Superior (LabDocências).
O LabDocências articula ações de ensino, pesquisa e extensão de forma interdisciplinar, buscando desenvolver e reformular percursos formativos para docentes e discentes. Desde sua criação em dois mil e dez, o laboratório tem promovido ações formativas e assessoria pedagógica universitária, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino superior.
Os interessados em participar do curso devem se inscrever rapidamente, pois as vagas são limitadas. Para mais informações, é possível entrar em contato com a UFMG através do e-mail ou telefone disponibilizados na divulgação do curso.
Iniciativas como essa são fundamentais para o aprimoramento da educação e podem ser impulsionadas por ações coletivas da sociedade. A união em torno de projetos educacionais pode fortalecer a formação de professores e a qualidade do ensino, beneficiando toda a comunidade acadêmica.

Cerca de 28% dos adolescentes brasileiros entre 15 e 17 anos acessaram pornografia online, gerando preocupações sobre saúde mental e relações interpessoais, segundo pesquisa de 2023. Especialistas alertam para a necessidade de educação sexual adequada e supervisão parental.

O Ministério da Educação (MEC) lançou 255 cursos online gratuitos, desenvolvidos pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, sem limite de inscrições. As formações abrangem diversas áreas e oferecem certificado.

Brasília sedia congresso sobre transtorno do espectro autista (TEA) com palestra de Gustavo Tozzi, que discute diagnósticos tardios e adaptações necessárias para inclusão de pessoas neurodivergentes.

O INSS e o Ministério da Previdência Social aumentaram o prazo de concessão do auxílio-doença via Atestmed para até 60 dias, após críticas à redução anterior. A medida é válida por 120 dias e visa aliviar a fila de quase 4 milhões de segurados.

Relatório da OCDE revela que apenas 35% dos jovens brasileiros se sentem prontos para o mercado de trabalho, evidenciando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes para melhorar a inserção profissional.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece quinze cursos online gratuitos, com carga horária de quatro a oito horas e certificado digital, visando capacitar profissionais em diversas áreas. Os interessados podem se inscrever sem limite e avançar conforme sua disponibilidade, promovendo aprendizado acessível e fortalecimento do currículo.