Os registros de violência escolar no Brasil aumentaram de 3.771 em 2013 para 13.117 em 2023, com a Região Sul liderando as denúncias. A produção acadêmica cresce, mas a implementação de políticas públicas ainda é um desafio.

A violência escolar no Brasil apresenta um crescimento alarmante, com registros que saltaram de três mil setecentos e setenta e um em 2013 para treze mil cento e dezessete em 2023. A Região Sul do país lidera as denúncias, enquanto o Nordeste apresenta os menores índices. O Ceará, embora tenha um bom desempenho escolar, viu os casos de violência aumentarem de quarenta e dois em 2014 para quatrocentos e trinta e oito em 2024, um aumento de novecentos e quarenta e três por cento.
Esses dados, coletados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pela Agência Tatu, revelam a gravidade da situação. Apesar do aumento das pesquisas acadêmicas sobre o tema, a transformação dessas informações em políticas públicas efetivas ainda é um desafio. A sociedade frequentemente se mostra surpresa com os números, que só ganham destaque em momentos de tragédias ou comoção social.
Durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Bullying, diversos estados divulgaram dados alarmantes sobre a violência nas escolas, mas essas informações ainda não foram suficientes para que o problema se tornasse prioridade nas políticas públicas. A situação é reforçada por indicadores nacionais e internacionais que incluem questões de violência escolar em avaliações educacionais.
Embora a produção científica sobre violência escolar tenha crescido, com centenas de teses e artigos, a questão permanece: como transformar esses dados em ações concretas? A abordagem predominante no Congresso, que tende a tratar a violência escolar com punições severas, não parece ser a solução. É necessário um olhar mais cuidadoso e estratégico para enfrentar as causas multifatoriais desse problema.
Gestores escolares frequentemente negam a existência do problema, enquanto professores relatam medo e insegurança em suas práticas. A falta de reconhecimento da realidade pode prejudicar a imagem institucional das escolas, mas é fundamental que essa questão seja abordada de forma transparente e responsável.
Nossa união pode ser a chave para enfrentar essa situação crítica. Projetos que visem apoiar vítimas de violência escolar e promover intervenções educativas devem ser incentivados pela sociedade civil. A mobilização em torno desse tema pode gerar mudanças significativas e ajudar a construir um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.

Cerca de 16% da população brasileira vive em ruas sem calçadas, segundo o IBGE. Apesar do avanço na presença de calçadas desde 2010, apenas 15% têm acessibilidade para cadeirantes, evidenciando a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana.

A classe média brasileira enfrenta um aumento alarmante na inadimplência, superando até mesmo a de alta renda, devido ao consumo impulsivo e à falta de educação financeira. Essa situação exige ações urgentes para promover planejamento financeiro e conscientização.

Início do prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2025, de 14 a 25 de abril. Estudantes que faltaram em 2024 devem justificar ausência.

Crianças superdotadas, antes vistas como promessas, enfrentam desafios significativos, com 88% não alcançando sucesso profissional e maior risco de problemas de saúde mental, como depressão. A psicóloga Denise Arantes-Brero destaca a importância de apoio e compreensão para essas mentes brilhantes.

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) abre inscrições para cursos gratuitos em artes cênicas. O programa visa capacitar jovens de baixa renda com ensino médio completo, oferecendo 180 vagas em São Paulo e Mogi das Cruzes. As aulas começam em junho e incluem formação em produção cultural, técnicas de luz, palco e som. As inscrições vão até 11 de maio.

O Brasil pode enfrentar um apagão de livros didáticos em 2026 devido à falta de verba, com apenas obras de português e matemática adquiridas para o ensino fundamental. O orçamento do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é insuficiente, necessitando de R$ 1,5 bilhão a mais.